A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, realizou um trabalho de prevenção nas entradas do município durante o feriado de Semana Santa. A ação atingiu 3.500 veículos, oriundos das mais diversas cidades, que chegaram a Ubatuba pelas três entradas do município. Equipes formadas por agentes de controle de endemias e auxiliares de enfermagem entregaram kits e prestaram esclarecimentos aos visitantes.
Segundo o coordenador de Controle de Endemias, Antenor Benetti, a ação foi bem recebida, tanto pelos turistas quanto pela população. “Nossa intenção é informar e proteger a saúde dos indivíduos, sejam moradores ou visitantes. De um modo geral, as pessoas entenderam a nossa preocupação. Os turistas gostaram de saber que Ubatuba não tem dengue e que a cidade está batalhando para permanecer assim.”
Nenhum caso desde agosto
Apesar de não ter registrado nenhum caso positivo da doença desde agosto de 2007, o trabalho de prevenção deve ser constante, uma vez que a cidade tem características turísticas que facilitam a migração do vírus de outras localidades.
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a preocupação aumenta à medida que outras cidades começam a apresentar casos positivos da doença. “Por isso, estamos dando uma atenção às portas de entrada do nosso município. Não é nossa intenção impedir que as pessoas entrem em nosso município, mas sim, que contribuam para que a dengue não se instale novamente aqui.”
Antenor Benetti, afirma que, além das ações voltadas para os turistas, as atividades de rotina continuam sendo realizadas. “Estamos trabalhando muito para que a população se conscientize e tome as providências necessárias para a prevenção. Os nossos agentes estão atendendo muitas denúncias, o que significa que algumas pessoas já estão um pouco mais conscientes e outras não estão fazendo sua parte.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)