A última edição da palestra “Afetividade, uma vida familiar sem problemas”, que aconteceria no próximo dia 25 foi adiada para o dia 1º de abril, das 19h às 20h30. O motivo da mudança é a adaptação pela qual as escolas estão passando para receber os Jogos Regionais dos Idosos. O evento traz importantes dicas para pais de adolescentes entre 10 e 18 anos.
A palestra tem sido ministrada pela psicóloga da Rede Municipal de Ensino, Mirian Pedrali, durante todas as terças-feiras do mês de março, no auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. Diversos assuntos pertinentes a esta idade e as atitudes que os pais devem tomar para tornar o relacionamento familiar mais fácil nesta fase são abordados. O evento é gratuito, aberto ao público.
Importância do diálogo
A palestra é voltada para pais de jovens com uma faixa etária de 10 a 18 anos. Serão abordados assuntos, como: o porquê da rebeldia e das atitudes hostis, da falta de interesse escolar, as necessidades por vezes incompreendidas, a importância do diálogo e do convívio familiar, as atitudes que não funcionam mais na criação do adolescente moderno e diversas outras questões pertinentes.
Segundo a psicóloga Mirian Pedralli, é importante que os pais saibam lidar com a realidade transitória dessa idade e entender processos que interferem negativamente no relacionamento. “A palestra foi desenvolvida de acordo com as necessidades apontadas pelos próprios adolescentes, na escola. Eles se sentem incompreendidos, porque apesar de estarem deixando de ser crianças, ainda têm necessidades infantis. As atitudes inadequadas dos pais podem comprometer seriamente o desenvolvimento da vida madura, com conflitos que não se apagam nunca mais.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)