A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção da Saúde realiza o Programa de Controle de Simulídeos, que tem como objetivo manter a quantidade de borrachudos em níveis toleráveis no município. O programa atinge todas as regiões de Ubatuba, desde a divisa com Caraguá, no bairro da Tabatinga, até a divisa com Paraty, no bairro do Camburi e serra da rodovia Oswaldo Cruz, que faz divisa com São Luiz do Paraitinga.
Ao todo, são 770 focos de rios, cachoeiras e córregos, com 2.776 pontos. Devido ao ciclo larval do inseto, a aplicação do larvicida biológico (BTI) deve ser feita a cada 14 dias, impedindo assim, que as larvas se tornem pupa e posteriormente, insetos alados, que são fases não controláveis. Estes focos contam com uma quantidade pré-determinada de aplicação de larvicida, calculado de acordo com a vazão normal.
Segundo o biólogo responsável pelo programa, Benedito Carlos Corrêa, em períodos de chuvas freqüentes, este trabalho fica comprometido. “O volume de água nos rios, cachoeiras e córregos aumenta, tornando a quantidade do produto insuficiente. Além disso, os focos existentes se subdividem, formando novos criadouros que não receberam tratamento.” O controle dos borrachudos em Ubatuba é feito por uma equipe de 27 pessoas que se dividem pelas regiões do município. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)