Reunião Seap
Cerca de 50 representantes do setor pesqueiro das quatro cidades do Litoral Norte se reuniram em Ubatuba, na última quinta-feira, 6, com a finalidade de discutir o planejamento estratégico da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) do Estado, representada pela superintendente de Pesca, Leinad Ayer. Na ocasião, cada município destacou todas as demandas e necessidades do setor.
Os pescadores de Ubatuba, mais uma vez, deram prioridade para o subsídio do óleo diesel, a mudança na formulação dos mapas de bordo e a infra-estrutura de desembarque, entre outros. Os maricultores solicitaram a aprovação dos planos locais de desenvolvimento da maricultura e o monitoramento das águas em áreas de cultivo.
Estiveram presentes nesta reunião, representantes do Ibama, do Banco do Brasil, da Casa de Agricultura de São Sebastião, além das quatro colônias de pesca do Litoral Norte, das associações de pesca de Ubatuba, maricultores, Ministério da Agricultura e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
No próximo dia 31, será realizada uma reunião em Caraguatatuba, para discutir a questão dos mapas de bordo. Para o dia 27 de abril, está agendada uma reunião entre os maricultores ubatubenses e o Banco do Brasil, para discutir sobre o Programa de Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo a secretária de Agricultura, Valéria Gelli, estas reuniões são resultados de reivindicações dos pescadores e maricultores, que foram transformadas em documentos, assinadas pelo prefeito Eduardo Cesar e encaminhadas aos órgãos competentes. “Estamos correndo atrás dos interesses do setor produtivo e contribuindo para a formulação de políticas públicas. Os órgãos competentes estão dando respostas aos nossos pedidos.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)