Reunião com produtores
A equipe da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba esteve reunida com agricultores da região sul do município, nesta quinta-feira, 7, para discutir sobre a inserção de seus produtos na alimentação escolar. O encontro, que aconteceu na Escola municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Sertão do Araribá, contou com a presença da nutricionista Viviane da Silva, que explicou a forma de trabalho utilizada pela empresa responsável pela merenda nas escolas municipais.
Nos próximos dias, serão realizadas novas reuniões, para que os agricultores, em parceria com a Smapa, possam desenvolver uma produção que atenda, parcialmente, às necessidades da alimentação escolar, plantando hortaliças folhosas, legumes e frutas, de acordo com o cardápio fornecido nas escolas. O plantio terá início em março, para começar a colher em maio.
Esta iniciativa está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre agricultores, Secretaria de Educação, Smapa e Verdurama e faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentado da Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura, que tem como principal objetivo fomentar as atividades do setor produtivo.
Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o escoamento da produção é uma das questões que tem merecido uma grande atenção por parte da prefeitura. “Nós estamos buscando alternativas, juntamente com os produtores. A inserção dos produtos agrícolas na merenda escolar é um grande incentivo, porque a venda é certa e segura.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, esta parceria é boa para todas as partes envolvidas. “O agricultor escoa sua produção, por um preço justo e as nossas crianças podem contar com uma alimentação saudável e fresca, típica da nossa região.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)