A Prefeitura de Ubatuba encaminhou, nesta semana, um projeto de lei à Câmara Municipal, que tem como objetivo firmar um convênio com o Centro Estadual de Formação Tecnológica Paula Souza. O objetivo do convênio é trazer para o município, cursos técnicos profissionalizantes, que serão oferecidos gratuitamente à população. Inicialmente, serão implantados três cursos diferentes e a previsão da Secretaria de Educação é que o primeiro vestibulinho aconteça no início de 2009.
Uma área para a construção da escola já está sendo estudada no Bairro Estufa II. Nos próximos dias, o Centro, por sua vez, encaminhará um projeto, com a disposição das salas, laboratórios e parte administrativa. O projeto de lei que firmará o convênio deve ser votado na próxima sessão da Câmara. Segundo o convênio, a prefeitura cederá a estrutura física e o Centro Paula Souza ficará responsável pelo mobiliário e os professores.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a celebração deste convênio é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde meados do ano passado, quando houve uma conversa entre ele e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “O desejo de trazer uma escola profissionalizante para Ubatuba é antigo e nós estamos em constantes conversações com a equipe do Centro Paula Souza para que isso aconteça. Agora, este é mais um sonho está próximo de se tornar realidade.”
Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, que administra 126 escolas técnicas estaduais e 26 faculdades de tecnologia no estado de São Paulo. Segundo estudos do Ministério da Educação, 16 das 20 melhores escolas técnicas do Brasil são deste Centro. O índice de empregabilidade das pessoas que se formam nesta escola é de 91%.
Na opinião do secretário de Educação, Arnaldo Alves, a vinda do Centro Paula Souza para Ubatuba representa uma grande oportunidade de qualificação profissional dos jovens ubatubenses. “Os cursos oferecem uma formação capaz de inserir estes jovens no mercado de trabalho, em qualquer lugar do país, sobretudo para aquelas pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade. O Centro Paula Souza oferece um estudo gratuito e de qualidade.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)