Os guardas municipais de Ubatuba receberão na próxima semana os certificados de conclusão do curso de capacitação de multiplicadores de segurança escolar. O curso, que teve duração 40 dias, foi proferido por professores da Universidade de Taubaté, Faculdades Integradas Módulos e oficiais das Polícias Militar e Federal. Os guardas receberam aulas de direito ambiental, direitos humanos, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), violência doméstica e escolar, didática, psicologia, recreação, trânsito, diversidade étnica, comunidade, ecoturismo, entre outros assuntos.
A capacitação
A capacitação faz parte do projeto aprovado no final do ano passado pela secretaria Nacional de Segurança Pública. Este projeto teve investimento do Plano Nacional de Segurança Pública na ordem de R$ 200 mil, com a contrapartida da Prefeitura de Ubatuba no valor de R$ 50 mil. Parte da verba será investida em equipamentos como coletes de proteção individual, computadores, viatura de pequeno porte, rádio HT’s e uniformes. Outro montante da verba será aplicado na aquisição de computadores, data-show e materiais de papelaria, pintura, colagem e recreação que serão distribuídos nas oficinas que os guardas ministrarão nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. Nesta etapa os alunos da rede receberão aulas de cidadania, preservação do meio-ambiente, violência doméstica, prevenção a acidentes e drogas, educação no trânsito e tratamento ao turista.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a valorização do funcionário se reflete em qualidade de vida para a cidade. “Com este treinamento, os guardas municipais poderão passar para as crianças noções preventivas ligadas a diversas áreas e automaticamente isso se refletirá dentro das casas dessas crianças e posteriormente em nossa cidade”, avalia o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social/PMU)