Pit Bull no canil do CCZ
O Canil do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Ubatuba, está abrigando, atualmente, cerca de 130 cães, dos quais, dez são da raça pitbull. De acordo com funcionários do setor, cães dessa raça vêm sendo abandonados pela cidade após um incidente em que dois pitbulls feriram mortalmente uma criança, em agosto do ano passado. Contudo, o Centro de Controle de Zoonoses salienta que abandonar os animais nas ruas não é uma boa solução, uma vez que provoca graves transtornos à sociedade e ao próprio animal.
Segundo a fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki, o proprietário que não possui condições favoráveis à criação, o melhor é que encontre alguém disposto a adotá-lo ou, em último caso, encaminhá-lo a uma clínica para que seja sacrificado. “Quando um pitbull vem para o CCZ, ele não pode ficar no mesmo ambiente que os outros animais e o nosso espaço é limitado. Aqui, eles não são maltratados, mas também não podem contar com o carinho de um dono e o conforto de um lar.”
Características a serem observadas
Ainda segundo Mônica, o pitbull é uma raça adequada para pessoas que não possuem crianças e nem outros animais. É um ótimo cão de guarda, mas o local onde ele viverá deve ser adequado, com espaço, muro alto e segurança nos portões. Esta raça vive uma média de dez anos e possui uma grande força, apesar do médio porte. Outra característica que deve ser levada em conta é o instinto para atacar quando se sente ameaçado. “Quando se vai adquirir este tipo de animal, é preciso ter muita consciência, considerar os riscos para a família e nunca adquiri-lo por instinto. É uma vida e deve ser tratada com responsabilidade.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Funcionários do ccz recolhem cão