Instalações Unidades de Saúde da Família - Fortaleza/Foto: Adriane Ciluzzo
O prefeito Eduardo Cesar inaugurou, nesta quarta-feira, 27, duas unidades de saúde da família. Uma delas, no bairro Figueira, que estava sem este serviço e outra no bairro da Fortaleza, onde o Programa de Saúde da Família funcionava precariamente, por conta das instalações inadequadas. Agora, as comunidades dos dois bairros poderão contar com unidades padronizadas, com consultório médico e de enfermagem, sala de curativo, recepção e sala de reuniões.
No caso do Bairro Figueira, as cerca de 400 famílias residentes no local precisavam se deslocar até a Unidade do Bairro Ipiranguinha para receber atendimento. Segundo um dos representantes da comunidade, Zé Poté, esta foi uma conquista da população, que batalhou para que isso acontecesse. “Nós temos lutado bastante para trazer melhorias para o bairro e este é o momento de agradecer, porque assim como as crianças não precisam mais sair do bairro para estudar, as famílias poderão ter atendimento médico aqui mesmo.”
Na Fortaleza, a casa antiga, com instalações precárias não permitia que o atendimento fosse feito da forma ideal. Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, a unidade funcionava há mais de 20 anos no mesmo local, sem condições sanitárias. “A Unidade da Fortaleza era uma grande preocupação da Secretaria de Saúde. Esta comunidade pode agora vislumbrar algo melhor, graças à sensibilidade do prefeito, que tem olhado pelos bairros distantes, esquecidos durante muitos anos.”
Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudinho Gulli esteve presente nas duas inaugurações e afirmou que o trabalho conjunto entre a comunidade, o legislativo e o executivo tem resultado em grandes benefícios para a população ubatubense. “O prefeito não faz nada sozinho. A cidade tem passado por grandes transformações, não há um bairro por onde a prefeitura não tenha passado e feito melhorias. Tudo isso só é possível com o envolvimento de todos.”
O prefeito Eduardo Cesar, por sua vez, afirma que mais importante que as obras de concreto, são as obras de cunho social, que valorizam a humanização. “Nossa maior preocupação é oferecer um atendimento digno aos munícipes. Sabemos que muito ainda há para ser feito, mas com a ajuda da população, que nos indica os problemas, sugere soluções e batalha junto conosco para transformar Ubatuba na cidade que sonhamos.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Unidades de Saúde da Família - Figueira/Foto: Adriane Ciluzzo