Uma comitiva de 22 pessoas, entre produtores rurais, quilombolas e representantes de órgãos estaduais e municipais, esteve representando Ubatuba na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento aconteceu em Taubaté, na última terça-feira, 19, no Campus de Engenharia da Unitau e foi voltado para todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Ubatuba foi a única cidade do Litoral Norte presente no evento e, portanto, representará a região na Conferência Estadual, que acontecerá em São Paulo no final do ano e também da Conferência Nacional, garantindo assim, a participação do município na formulação de políticas públicas para o setor agrícola. Dos 20 delegados eleitos para a próxima etapa, nove são de Ubatuba.
Durante o evento, foram apresentados documentos-base formulados pelo governo federal para serem analisados. Também foram discutidos assuntos referentes à agricultura familiar, uma vez que 70% dos alimentos consumidos atualmente são produzidos desta forma. Sob o tema “Por um Brasil rural com gente: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade”, foram abordados quatro eixos: desenvolvimento sócio-econômico, reforma agrária, qualidade de vida no Brasil rural e participação política e organização social. Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, este tipo de agricultura vem sofrendo o risco de desaparecer devido à ausência de políticas públicas. “Por esta razão, o governo quer desenvolver ações que possibilitem a permanência do produtor no campo. Esta atitude vem ao encontro do nosso ideal, em nível municipal, uma vez que já estamos trabalhando neste sentido desde o início desta gestão.”
Os delegados
Representando o Litoral Norte oram eleitos os delegados: Aparecido da Silva e Maria Izabel Pires (Smapa), José Luis e Neide Antunes de Sá (Quilombo da Caçandoca), Antônio Braga e Laura de Jesus (quilombos região norte), Joedes Teixeira (Colônia Z-10), Elizabeth Mourão e Luciano Niama (Sindicato dos Trabalhadores Rurais). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)