Reunião com produtores do Ubatumirim
A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, esteve reunida durante esta semana, com representantes da empresa Verdurama, responsável pela alimentação escolar no município. A intenção foi discutir uma forma de aumentar a quantidade e a diversidade dos produtos repassados pelos agricultores do Ubatumirim para a merenda escolar nas unidades municipais.
De acordo com o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, “é uma grande vontade do prefeito Eduardo Cesar incrementar o repasse dos produtos que são cultivados pelos agricultores locais, pois isto gera renda e faz com que os produtos não fiquem parados, esperando para ser vendidos. Para as crianças isto resulta em produtos frescos, sem agrotóxicos e com grande valor nutricional”.
O repasse de alimentos cultivados pelos produtores da região norte já existe desde o ano passado, quando mais de uma tonelada de mandioca e banana foram utilizadas para a alimentação escolar, totalizando cerca de 18 mil bananas por mês, levadas direto do produtor para a refeição dos alunos.
“Agora queremos aumentar a diversidade, introduzindo, por exemplo, a farinha de mandioca, que tem qualidade indiscutível e o cambuci, para a produção de suco, que possui alto teor de nutrientes. Além disso, estamos levando a cultura alimentar do caiçara tradicional para os alunos da rede municipal”, explica José Roberto Junior.
A gerente de alimentação escolar da Secretaria de Educação, Fernanda Rivellino, afirma que os produtos repassados são frescos, nutricionalmente ricos e resgatam os bons hábitos na alimentação das crianças.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “antes desta parceria, os produtores tinham grande dificuldade para vender seus produtos, principalmente pela distância. Desde então, a produção aumentou, pois a venda para a merenda é certa e segura”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)