A diretora executiva da Fundação Cultural Palmares, Maria Bernardete, acompanhada de representantes das comunidades quilombolas do município estiveram nesta quinta-feira, 14, na Prefeitura de Ubatuba. Durante a reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio José Sato, foram abordados vários assuntos, entre eles, a fiscalização das áreas quilombolas, a reintegração de posse de parte do Camburi, o decreto 4887, que trata da posse de título, e especialmente as políticas públicas para as comunidades quilombolas.
Segundo Edgar Moura Amaral, chefe de gabinete do deputado estadual Simão Pedro, que faz parte da Frente Parlamentar Quilombolas, existem verbas em vários ministérios para as comunidades quilombolas e que a Fundação Palmares, que é ligada ao Ministério da Cultura, irá auxiliar a Prefeitura de Ubatuba na obtenção destes recursos junto ao governo federal. “Existem verbas específicas para os quilombolas nas áreas da educação, saúde, agricultura, habitação, entre outras, e a Fundação Palmares está se oferecendo para auxiliar e acompanhar estes projetos junto aos ministérios”, afirmou.
Ainda de acordo com Amaral, no período de 12 a 18 de março, a diretora da Fundação Palmares, acompanhada por outros membros do governo federal estará em São Paulo e também em Ubatuba para agilizar estes processos de pedidos de verbas junto aos secretários municipais. Também participaram da reunião, Antônio Santos, da Associação dos Quilombolas da Caçandoca; Mário, representando o Saco da Raposa e Saco da Banana e Laura de Jesus Braga e Ted Taylor, representantes do Quilombo da Fazenda. (Fonte Assessoria de Comunicação PMU)