Prefeitura prepara implantação de bikelane em rua central/Foto: Mauricio Costa
A secretaria de Obras da Prefeitura e a Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba iniciaram no último sábado, 9, os trabalhos nas ruas do centro que visando a implantação de bikelanes. Os serviços foram iniciados na rua Liberdade, que terá a faixa destinada para bicicletas em toda a sua extensão. Na avenida Rio Grande do Sul a bikelane será instalada da altura da rua Acre até a avenida Professor Thomaz Galhardo. A próxima bikelane será construída na rua Coronel Domiciano, no trecho compreendido entre a rua Liberdade e avenida Professor Thomaz Galhardo.
De acordo com o cronograma da secretaria de Obras, os serviços deverão ser concluídos dentro de 45 dias, dependendo das condições climáticas. Os recursos das obras são oriundos da própria Prefeitura e de convênio firmado com o Ministério das Cidades. “Já implantamos a bikelane durante a temporada na avenida Leovigildo, no Itaguá, garantindo assim maior segurança para bicicletas, carros e pedestres e ordenando o fluxo. Agora estamos iniciando esse processo em algumas ruas movimentadas do centro da cidade”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
O prefeito lembra ainda que além da segurança aos ciclistas, a implantação de faixas específicas para bicicletas no município visa garantir maior trafegabilidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Temos em Ubatuba ótimas condições topográficas para a utilização de bicicletas e porque não aproveitarmos isto em benefício do meio ambiente, que é nosso maior patrimônio?”, avalia Eduardo César.
Outras bikelanes
O projeto cicloviário de Ubatuba da prefeitura prevê implantação bikelanes em outros bairros de Ubatuba. A rua 15 de novembro, que liga o bairro do Itaguá ao Centro, passando pela Estufa I, também terá a faixa exclusiva para ciclistas.
O bairro do Taquaral também será contemplado com uma bikelane, que irá desde a Rodovia Rio Santos até o ponto final do ônibus. Outro trecho da avenida Rio Grande do Sul, que terá a faixa será da praça Tancredo Neves até a rua 15 de Novembro, na Estufa I. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)