Nesta segunda-feira, 28, artistas de Ubatuba terão a oportunidade de participar de uma ação cultural que tem como objetivo criar uma rede de relacionamentos entre os profissionais de música da região e fomentar a cultura nos municípios. Durante todo o dia, das 9 às 18 horas, no Hotel Dellamares, diretores da CCB – Cooperativa Cultural Brasileira estarão ministrando palestras e fazendo avaliações técnicas dos músicos da cidade interessados em trabalhar em novos projetos culturais.
Segundo Gracita Brandão, uma das responsáveis pelo evento, na parte da manhã, serão três palestras abertas a todos os artistas, sejam eles da área da música, do teatro, das artes plásticas, do artesanato, entre outras. A primeira palestra será sobre Elaboração de projetos e leis de incentivo, por Marília de Lima. A diretora do CCB irá abordar a produção e formatação de projetos culturais; técnicas de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e leis de incentivo à cultura.
A segunda palestra terá como tema A força do Cooperativismo e será ministrada por Iradélia Reis, que é gestora de cooperativismo e coordenadora do departamento de integração da CCB. Ela irá enfocar os benefícios de ser artista cooperado, como a oportunidade de regularizar/formalizar seus serviços prestados sem ter que passar pela burocracia de abrir sua própria empresa. E por fim, a palestra com o presidente da CCB, Cassiano Rodrigues, sobre como fazer da CCB uma ferramenta de trabalho.
Avaliação técnica
A tarde será reservada para os profissionais da música. Serão feitas avaliações técnicas (entrevistas e testes) que serão aplicadas pela equipe e clientes da CCB. Os diretores avisam para os músicos levarem seus instrumentos, caso seja possível. O objetivo desta avaliação, segundo os diretores, é saber qual a qualificação técnica de cada artista para depois direcioná-lo melhor para as oportunidades de trabalho e projetos culturais.
Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados. O Hotel Dellamares fica na avenida Abreu Sodré, no Perequê-Açu, logo depois do Terminal Turístico. O dia de ação cultural estará sendo realizado em sete cidades simultaneamente: Ubatuba, Tatuí, Bauru, Presidente Prudente, Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. (Fonte: Assessoria de Comunicação)