A Associação Somos Ubatuba (Assu), com o apoio da Prefeitura de Ubatuba realiza, no próximo dia 26, um mutirão em prol do Rio Acaraú, situado no Bairro Itaguá. Com o nome “Um outro Acaraú é possível”, os voluntários farão um trabalho de limpeza, plantio de mudas e conscientização dos comerciantes e dos moradores do entorno. As ações terão início às 10h, na altura da Rua Capitão Felipe, perto da ponte.
Segundo os organizadores, o mutirão »Um outro Acaraú é possível» será realizado em consonância com o Dia de Mobilização e Ação Global, articulado pela organização do Fórum Social Mundial, para mostrar que um outro mundo é possível. No dia 26 de janeiro, milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas rurais e centros urbanos em centenas de ações descentralizadas e auto-organizadas.
O Rio Acaraú
Na língua tupi, Acaraú significa rio das Garças. Juntamente com os rios Tavares (ou Barra da Lagoa) e Grande de Ubatuba, o rio Acaraú faz parte da bacia hidrográfica 7, uma das 34 bacias do Litoral Norte de São Paulo. O rio nasce no Parque Estadual da Serra do Mar, passa pelos bairros da Sesmaria, Estufa II, Praia Grande, Itaguá, Acaraú e Tenório e deságua no canto direito da praia do Itaguá. Possui uma área de drenagem de 36.200 m², que equivalente a, aproximadamente, quatro campos de futebol.
Atualmente, o Rio vem sofrendo com a contaminação de esgoto doméstico (principalmente durante a temporada) e com a deposição de lixo e entulho em suas margens. O mutirão »Um outro Acaraú é possível» além de promover uma ação de cuidado com o rio, visa conscientizar a população e os comerciantes, para cuidar dos rios de Ubatuba, por meio de investimentos no saneamento, gerindo adequadamente o lixo e tratando o esgoto.
Participe também:
No dia 25, a partir das 15h, o coletivo de ONGs voltadas para a preservação do meio ambiente, “Ubatuba em Rede”, em parceria com a Agenda 21, estará mostrando as ações desenvolvidas por essas entidades para a construção de um mundo mais justo, solidário e mais humano.
O evento, que acontecerá no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves e na Praça Manoel da Nóbrega, tem como objetivo divulgar, dar visibilidade e atrair a participação de novos voluntários, fortalecendo e ampliando o alcance dessas ações. Também haverá a participação de grupos de rock e de hip hop e a apresentação da peça »Meio Ambiente ou Ambiente Inteiro”, que aborda questões atuais relacionadas à qualidade de vida. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/ASSU)