Funcionários da prefeitura trabalham no bairro Usina Velha /Foto: Maurício Costa
No Dia da Consciência Ambiental, 26 de janeiro, a Prefeitura de Ubatuba promove a primeira edição de um grande projeto itinerante, chamado “Cidade Saudável”. Neste sábado, o evento acontecerá nos bairros Pedreira e Usina Velha, a partir das 8h. Será um dia inteiro voltado para ações de cidadania, conscientização ambiental e limpeza do bairro, em uma união de esforços entre a Prefeitura e a comunidade.
Nesta quarta-feira, 23, as atividades já tiveram início, com palestras, cadastro de voluntários e limpeza pesada. No sábado, o ponto de encontro de funcionários da prefeitura e comunidade do bairro, será no Camping Usina Velha. Os moradores terão a opção de caiar suas casas, além de plantar árvores, tanto para a regeneração da mata, quanto para o paisagismo urbano. Na próxima quarta, 30, uma nova reunião será feita, para apresentar os resultados das ações.
O entorno do rio que corta o bairro também receberá uma atenção especial, com a retirada de lixo de suas margens e o plantio de mudas nativas. A Vigilância Sanitária também estará presente, levando informações sobre a prevenção da dengue e distribuindo material educativo.
Transformando a realidade
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Lopes, a intenção é mostrar à comunidade que, com atitudes simples, a qualidade de vida pode ser bastante otimizada. “Com a ajuda da comunidade, pretendemos mudar o cenário, transformando a consciência de todos, por meio da auto-estima e da união das pessoas.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, este é o início de mais um importante projeto que busca a integração entre a administração municipal e os cidadãos. “A nossa cidade é privilegiada pela natureza, que é o nosso maior patrimônio. Por isso, cada pessoa deve se responsabilizar pela manutenção desta riqueza, começando pelo ambiente em que vive. Acredito que, juntos, podemos melhorar a cidade ao nosso redor.”
O projeto
A proposta é atender a um bairro ou região a cada mês, adaptando-se à realidade de cada um. No caso da Pedreira e Usina Velha, por exemplo, os moradores receberão informações sobre a importância de se preservar a mata ciliar e um dos afluentes do Rio Indaiá, que passa pelo bairro. Ligados a esses conceitos, serão trabalhadas questões como a destinação correta do lixo, reciclagem e outras formas de preservação. O programa Cidade Saudável atende a dois dos Objetivos do Milênio, que são: o Trabalho Coletivo e a Preservação Ambiental. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Funcionários da prefeitura trabalham no bairro Usina Velha /Foto: Maurício Costa