A Guarda Municipal de Ubatuba iniciou, na manhã desta quinta-feira, 17, um ciclo de palestras que os tornarão multiplicadores de informações. Ao todo, serão duzentas horas de aulas, que terão como temas principais a preservação do meio ambiente, prevenção de acidentes domésticos e normas de trânsito que, posteriormente, serão passados para alunos de 40 escolas do município, atingindo uma média de 4 mil alunos do ensino fundamental.
As capacitações estão sendo financiadas por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, pelo Plano Nacional de Segurança, que tem como objetivo, aperfeiçoar o sistema de segurança pública brasileiro. Para tanto, são formuladas propostas que integrem políticas de segurança, sociais e ações comunitárias, de forma a reprimir e prevenir o crime e reduzir a impunidade, aumentando a segurança do cidadão brasileiro. Em Ubatuba, estão previstas, além das capacitações, aquisições de equipamentos voltados para prevenção.
O prefeito Eduardo Cesar esteve presente na Aula Inaugural, que aconteceu na Sede da Guarda Municipal, no bairro Perequê-Açu, para parabenizar os Guardas pela conquista da verba. “Esta é mais uma parceria bem sucedida, entre prefeitura e governo federal, que trará bons frutos para a nossa cidade. Tenho certeza de que, com o empenho de todos, em breve, estaremos colhendo os resultados positivos deste trabalho.”
Investindo em prevenção
O comandante da Guarda Municipal, o major José Antônio Macário, afirma que o ideal do projeto é dar uma base sólida aos futuros cidadãos ubatubenses. “Nós estamos capacitando nossos Guardas Municipais para ensinarem às nossas crianças a defender a natureza, a ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Estamos trabalhando para evitar que os jovens venham a se tornar criminosos no futuro. Este é o nosso conceito de prevenção em segurança.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)