Corpo de Bombeiros - Brigada de Resgate e Incêndio em Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Governo do Estado inicia, nesta quinta-feira, 17, as obras do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros. A sede será construída em uma área ao lado do Aeroporto. A obra tem previsão de término para 90 dias, com um valor de R$ 771.127,28. Mesmo antes de a obra ficar pronta, a cidade já conta com os serviços do Corpo de Bombeiros, com 18 homens, dois caminhões, do tipo “Auto-Bomba” (AB) e um veículo para resgate.
Segundo o capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar de construir uma sede de Corpo de Bombeiros em Ubatuba é louvável e corajosa. “O prefeito está pensando no bem-estar da comunidade e dos turistas. A infra-estrutura local possibilitará a otimização dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, esta é mais uma grande conquista para o município. “Nós estamos batalhando pela construção do posto da Brigada de Incêndio em Ubatuba desde o início desta gestão. Ninguém deseja precisar do Corpo de Bombeiros um dia, mas quando uma tragédia acontece, são eles que vão trabalhar para minorar os danos e retirar as vítimas com vida.”
As vantagens
Com a construção desta sede, a cidade de Ubatuba contará também com uma Seção Técnica para vistoriar e aprovar projetos, expedir alvarás e realizar vistorias. Atualmente, quem necessita deste tipo de serviço tem que se deslocar até Caraguatatuba. O fato de ter uma brigada de incêndio na cidade faz com que o custo dos seguros de imóveis seja menor.
A sede da Brigada de Incêndio contará com alojamentos masculino e feminino, refeitório e administração. As viaturas serão adquiridas por meio da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura. Segundo o capitão Stanellis, com a implantação do Corpo de Bombeiros em Ubatuba, também será possível desenvolver o projeto “Bombeiros Mirins”, que leva noções de salvamento, cidadania e primeiros socorros a jovens e crianças.
Bombeiros em Ubatuba
Desde o dia 16 de dezembro, a cidade conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, com 18 homens, dois caminhões, do tipo “Auto-Bomba” (AB). Um dos caminhões tem capacidade para carregar até 4 mil litros de água. O outro, mais compacto, é um “Auto-Bomba Salvamento”, que é um veículo ágil e multi-uso, ideal para resgates em acidentes de trânsito. Também está disponível um veículo do tipo “Fiorino”, utilizada para resgate e transporte de vítimas. Desde a chegada deste reforço, foram registradas 94 ocorrências, sendo que os acidentes de trânsito compõem a maioria. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Corpo de Bombeiros - Brigada de Resgate e Incêndio em Ubatuba