Carros estacionados e ciclista na bikelane
A “bikelane” que foi implantada pela Prefeitura de Ubatuba em toda a extensão da Avenida Leovigildo Dias Vieira, no bairro do Itaguá, começou a funcionar oficialmente nesta quinta-feira, 9. A partir desta data, quando a obra foi concluída, os motoristas passaram a respeitar a faixa exclusiva para ciclistas, estacionando ao lado desta faixa, onde não houver vagas a 45º. O objetivo desta faixa é ordenar o trânsito, principalmente no período de férias, em que o fluxo de bicicletas, carros e pedestres é intenso.
A bikelane é uma faixa destinada às bicicletas, que fica localizada ao lado de estacionamentos de carros, não prejudicando assim, o número de vagas existentes a 45º. No caso da Avenida Leovigildo, nos trechos onde não há este tipo de vaga, o eixo da pista foi mudado, para que os carros possam ficar estacionados do lado de fora da bikelane.
Outras ciclofaixas
Além da Avenida Leovigildo, estão previstas mais quatro bikelanes em trechos movimentados da cidades. A próxima bikelane, a ser implantada no início de fevereiro, será na Avenida Felix Guizard, desde a ponte que liga a Avenida Iperoig ao bairro, até a orla da praia do Perequê-Açu. Paralelamente, a Rua 15 de novembro, que liga o Itaguá ao Centro, passado pelo bairro Estufa I, também receberá a ciclofaixa.
O próximo bairro contemplado será o Taquaral, com uma bikelane que vai desde a Rodovia Rio Santos até o ponto final do ônibus. Também está prevista uma bikelane para a Avenida Rio Grande do Sul, em toda a sua extensão, até a Praça Tancredo Neves, interligada com a bikelane da Rua 15 de Novembro.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar o objetivo do projeto, iniciado com as ruas Thomaz Galhardo e Conceição, é ordenar o fluxo nas regiões onde há grande concentração de moradores, que têm a bicicleta como principal meio de transporte. “Nós queremos proporcionar, tanto aos ciclistas, quanto aos pedestres e motoristas, a maior segurança possível no trânsito, destinando para cada um, o espaço adequado.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Ciclistas trafegam pela bikelane