A Defesa Civil de Ubatuba atendeu a 416 ocorrências diversas durante o ano de 2007. O tipo de ocorrência mais comum foi a retirada de casas de abelhas e de outros insetos perigosos, como vespas e marimbondos, em residências e comércios, num total de 153 atendimentos. O objetivo geral da Defesa Civil é a redução dos desastres, que é conseguida pela diminuição da ocorrência e da intensidade dos mesmos.
Como a cidade ainda não possui Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil prestou auxílio a 18 incêndios residenciais, 27 florestais e até mesmo em três carros. Entre as ocorrências devido a fenômenos naturais, foram prestados auxílios em seis vendavais, com a queda de 69 árvores e dois alagamentos.
Os voluntários e funcionários da Defesa Civil também colaboraram em deslizamentos de terra, vistorias técnicas de áreas de risco, ataques de insetos, vazamentos de gás e outros.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a equipe da Defesa Civil presta um trabalho inestimável à população ubatubense. “Eles são heróis, que entram em cena quando os munícipes estão em situação de risco. Temos que nos orgulhar desta equipe tão valorosa.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)