Zona azul na Praia Grande
A cobrança da Zona Azul teve início no último dia 21 em Ubatuba. Uma taxa de R$ 5,00 por período de 12h está sendo cobrada nas praias Maranduba, Lagoinha, Domingas Dias, Praia Grande e Tenório. Nas ruas centrais, a divulgação, estabelecimento de postos de vendas e esclarecimento das informações têm início nesta sexta-feira, 28. Durante a próxima semana, a Prefeitura de Ubatuba entrará em contato com os comerciantes do Centro para firmar parcerias em pontos de vendas dos cartões da Zona Azul.
O horário de funcionamento nas praias é das 7h às 19h e no Centro, das 9 às 17h. Nos bolsões da Avenida Iperoig, o funcionamento é noturno, das 18 às 6h. Nas ruas e bolsões do centro, o valor cobrado será de R$ 1,00 por hora.
A decisão de implantar o sistema de cobrança foi tomada junto à população, representada pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e de Turismo, e à Associação Comercial de Ubatuba. Os valores arrecadados serão revertidos em benfeitorias nas áreas atingidas.
Transparência e segurança
Além do fato de a decisão de implantar a Zona Azul ter sido tomada em conjunto com a sociedade civil, o processo de cobrança também será o mais transparente possível, com o balanço diário dos valores cobrados e das notificações de todos os controladores.
O processo será feito da seguinte forma: haverá um posto de apuração, para onde os controladores de estacionamento, ao final do turno, levarão tudo o que foi feito naquele dia; no posto de apuração, que vai funcionar das 19h às 7h, será feita a conferência e em seguida os dados serão disponibilizados na internet.
“A disponibilidade dos dados na internet foi uma determinação do prefeito Eduardo Cesar. Acreditamos que o acesso a estas informações confere transparência ao processo de cobrança da Zona Azul”, explica o secretário municipal de Administração, Silvio Bonfiglioli.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a cobrança da Zona Azul servirá para organizar o estacionamento em Ubatuba, principalmente durante a temporada de verão. Queremos dar transparência e segurança a este processo para que não haja dúvidas quanto à idoneidade da cobrança”, diz o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)