Secretário de esportes durante laçamento do programa/Foto: Adriane Ciluzzo
A Prefeitura de Ubatuba lançou, na noite da última sexta-feira, 21, o projeto “Cidadão do Futuro”. Na ocasião, os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre os objetivos do projeto. O evento aconteceu na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP) e contou com a presença das crianças matriculadas nas diversas escolinhas de esportes da cidade e de seus familiares.
O projeto conta com o envolvimento das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Segurança Pública e Esporte e Lazer e Cidadania e Desenvolvimento Social e visa proporcionar aos jovens e crianças da cidade, um atendimento integral que lhe dê subsídios para ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Para tanto, a prática de esportes é considerada a principal ferramenta. O projeto propõe a implantação de mais escolinhas nos bairros, em diferentes modalidades.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Junior, o objetivo principal do projeto é formar pessoas honestas e dignas, com hábitos saudáveis. “Nossa intenção é incentivar a prática de esportes para ajudar a combater os problemas sociais, o uso de drogas e a criminalidade. Nós queremos elevar a auto-estima dos nossos jovens, desenvolver neles o respeito às diferenças e o trabalho em equipe. O esporte é uma linguagem acessível a todos, ele tem esta característica de unir, em vez de segregar. Ser campeão em alguma modalidade é apenas conseqüência de todo este processo.”
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, só é possível pensar em uma sociedade melhor no futuro, se as crianças forem bem preparadas. “Nós sempre tivemos esta consciência e é por isso que temos investido tanto nos esportes desde 2005. A realização dos Jogos Regionais em nossa cidade foi a consagração deste ideal. Este evento deixou quadras, ginásios e piscinas de herança para a comunidade. Além disso, ampliamos o número de modalidades e de escolinhas de esportes. Para 2008, o Projeto Cidadão do Futuro promete fazer com que Ubatuba se desenvolva ainda mais neste sentido». (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)