Carnes apreendidas
A Vigilância Sanitária de Ubatuba foi acionada, na última sexta-feira, 21, em duas situações diferentes de transporte ilegal de alimentos perecíveis. Em uma delas, a Polícia Rodoviária Federal encontrou cerca de 500 kg de mussarela, em um ônibus que estava vindo da cidade de cidade de Sacramento, no Estado de Minas Gerais.
Em outra ocorrência, mais de 200 kg de carnes diversas foram apreendidos pela Polícia Militar em um veículo Kombi, vindo do Vale do Paraíba. Em ambos os casos, as mercadorias estavam sendo transportadas sem a devida refrigeração. Por esta razão, os produtos foram integralmente inutilizados.
Feira livre
Dando continuidade às ações de fiscalização, na Feira Livre Municipal a Vigilância Sanitária apreendeu mais 3 kg de mel e cinco vidros de própolis, além de 7,5 kg de queijo branco e 1,5 kg de manteiga, sendo que todos os produtos não tinham procedência.
Na semana passada, a Vigilância já havia apreendido e inutilizado 50 potes de mel na feira livre. No mês passado, foram apreendidos e inutilizados cerca de 300 kg de mel sem procedência em um estabelecimento local.
Considerando esta grande quantidade de apreensões de mel sem procedência, o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira afirma que o consumidor precisa tomar cuidados na hora da compra. “A nossa instrução aos comerciantes é que não comprem e nem vendam produtos sem procedência, uma vez que eles podem acarretar em prejuízos financeiros e riscos à saúde.”
Ainda de acordo com Neilton Nogueira, a fiscalização está sendo intensificada devido ao período de festas e de férias e será aplicada sistematicamente, com o intuito de minimizar riscos à saúde, tendo em vista o aumento do consumo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Queijos apreendidos e sendo inutilizados