Banda vencedora - 2007/Foto:Paulo Zumbi
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) prorrogou até o dia 7 de janeiro, segunda-feira, o prazo de inscrições para o III Festival de Marchinhas Carnavalescas. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro e 1º de fevereiro, no Coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz, no centro de Ubatuba. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa residente no Litoral Norte e Vale do Paraíba pode participar.
Nos dias 26 e 27 de janeiro, acontecerão duas eliminatórias e a final acontecerá no dia 01 de fevereiro de 2008. As apresentações serão gravadas em CD e cada um dos participantes terá direito a uma cópia. No dia 1º, o festival contará com a presença ilustre do grupo Pirarublue, que apresentará o show “O poeta da vila – Noel Rosa”.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o Festival de Marchinhas vem crescendo desde a sua primeira edição e, graças a ele, Ubatuba terá uma semana de carnaval. “Considerando os três dias do Festival mais os quatro dias do Carnaval Histórico, que a Fundart realiza na Praça da Matriz, de sábado a terça-feira, serão sete dias de muita folia, com ênfase no carnaval antigo, saudável e familiar.”
O regulamento
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 21 de dezembro, na sede administrativa da Fundart, Rua Félix Guisard Filho, nº 6, de segunda à sexta, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. O tema para as marchinhas é livre. Serão julgadas: a criatividade, a letra, a música e a interpretação. Além de preencher ficha, o concorrente tem que entregar seis cópias da letra, digitadas e cifradas, com o nome do autor.
Também é necessário apresentar uma fita ou cd, com música gravada. As marchinhas devem ser inéditas e originais, ou seja, não pode haver plágio, nem na melodia, nem letra. Nos dias do Festival, a Fundart colocará uma banda instrumental à disposição dos intérpretes. Para mais informações, ligue: 3833-7000/3833-7001. O regulamento completo pode ser adquirido na sede da Fundart ou em seu site: www.fundart.com.br ou no site da prefeitura www.ubatuba.sp.gov.br. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)