Projeto plantando lixeiras
A cidade de Ubatuba foi citada no relatório anual das atividades da Oracle Fundation, que foi produzido em forma de vídeo. A citação de Ubatuba ocorreu graças aos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos professores e alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, por meio do site Think.com. Os projetos de Ubatuba foram considerados destaques, por estimular o desenvolvimento das habilidades necessárias para a vida e o trabalho no século XXI, segundo os conceitos da fundação.
O vídeo está disponível no site www.oraclefundation.org, no link “2007 Anual Report” e conta com as entrevistas do pesquisador do projeto “Escola do Futuro”, da USP, Cesar Nunes, que apresentou a idéia à Secretaria Municipal de Educação; do secretário de Educação, Arnaldo da Silva, da diretora da Escola Tancredo, Rose Marangoni e do professor Daniel Barbosa, autor do projeto “Plantando Lixeiras”, desenvolvido junto com alunos da 6ª série.
Graças a este projeto, Daniel Barbosa participou, no mês passado, do 21st Century Learning Institute, (Congresso de Aprendizado do Século 21). O evento aconteceu no Estado da Califórnia, EUA, numa pequena cidade chamada San Matheo.
“Think.com”
O “Think.com” é uma comunidade global, desenvolvida pela Oracle Fundation, voltada para a aprendizagem, que conecta escolas, professores e alunos de todo o mundo com o objetivo de colaborar em projetos, compartilhar experiências e adquirir conhecimentos. Atualmente, são 300 mil alunos, de 40 países diferentes conectados ao site. As habilidades do século XXI apóiam-se em quatro pilares, que são: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”
“Think.com” em Ubatuba
Em Ubatuba, o “Think.com” foi inserido na rede municipal de ensino através de uma iniciativa da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação. As escolas municipais de Ubatuba “Padre José de Anchieta” e “Tancredo de Almeida Neves” foram as primeiras escolas públicas do Brasil a ingressar no projeto. Segundo o secretário de Educação, Arnaldo Silva, isso foi possível graças à disponibilidade de equipamentos e ao interesse dos professores em utilizar o computador e a Internet como ferramentas de ensino. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)