No último dia 15, a Vigilância Sanitária esteve na Feira Municipal, que acontece na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), todos os sábados. O objetivo da vistoria foi orientar, fiscalizar e apreender produtos que ofereçam riscos à saúde do consumidor. Na ocasião, foram apreendidos 50 potes de mel sem procedência. Também foram fiscalizadas as barracas de pastel, para verificar as condições de higiene do ambiente em que são comercializados estes alimentos, onde não foram encontradas irregularidades.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a fiscalização está sendo intensificada devido ao período de festas e de férias e será aplicada sistematicamente, com o intuito de minimizar riscos à saúde, tendo em vista o aumento do consumo. “Nós pretendemos fazer inspeções periódicas, não só na feira livre, mas também no Mercado de Peixes, quiosques e nos principais locais de comercialização de alimentos. As nossas ações não se restringirão ao período de férias, nós apenas estamos intensificando este trabalho, devido ao aumento da população e do consumo durante a temporada.”
Dicas ao consumidor
Os consumidores devem estar atentos aos produtos comercializados, observando a data de validade, as condições do produto, o registro do Ministério da Saúde e o Sistema de Inspeção Federal (SIF), garantindo assim, a segurança do alimento a ser consumido.
É importante evitar o consumo de carnes sem procedência, bem como queijos, observar a higiene do local em que estão sendo preparados os alimentos e denunciar possíveis irregularidades pelo telefone da Vigilância Sanitária Municipal. Em Ubatuba, o número é: 3832-6810. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)