Cerca de 50 novos ambulantes de Ubatuba, que receberam licença neste ano, passaram por uma Capacitação para Manipuladores de Alimentos, na tarde desta quinta-feira, 13. O treinamento foi promovido pela Vigilância Sanitária, ministrado pela nutricionista Claudia Rafaelli e era uma condição indispensável para a liberação das licenças. A prefeitura de Ubatuba estuda a possibilidade de estabelecer uma nova data para os ambulantes que faltaram à capacitação.
Os ambulantes foram orientados sobre infecções alimentares, formas de contaminação, os principais tipos de microorganismos existentes, bem como o ambiente em que vivem, as temperaturas favoráveis à reprodução e os alimentos preferidos por eles. Em uma segunda etapa, foram explicadas as formas de se evitar a contaminação, atentando para a higiene corporal e da base de operação. Os ambulantes também receberam informações sobre o acondicionamento dos alimentos, os cuidados na hora do preparo e os modos corretos de se transportar a mercadoria.
Responsabilidade na comercialização de alimentos
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, esta capacitação busca dar aos ambulantes que manipulam alimentos, subsídios para oferecer produtos de boa qualidade aos consumidores. “A partir do momento que se comercializam alimentos, a responsabilidade pela saúde do consumidor é do comerciante. Por isso, é muito importante que os novos ambulantes observem as orientações passadas pela Vigilância Sanitária.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota compareceu à abertura do evento e afirmou que a prefeitura tem o papel não só de fiscalizar, mas também de ensinar os procedimentos corretos. “Antes de punir, devemos transmitir as informações, para dar aos novos comerciantes a oportunidade do esclarecimento. O nosso objetivo é fazer com que o município goze de um desenvolvimento sustentável e planejado. Uma vez que a nossa principal atividade econômica é o turismo, devemos oferecer aos nossos visitantes, produtos de ótima qualidade.” Informações pelo telefone: (12) 3832-6810. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)