Apresentação »Baile do Menino-Deus»
A Praça Benedito Inácio Pereira (BIP) esteve repleta de cores, música, dança e folclore na noite do último sábado, 8. Com a presença de um grande público, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), em parceria com a Fundac, Gaiato e Secretaria de Educação, apresentou o grande espetáculo natalino intitulado “Baile do Menino Deus”.
O “Baile do Menino Deus”, obra de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, foi originalmente produzido em Recife, misturando folclore brasileiro com a história do nascimento de Cristo. Inspirados nas congadas, nas folias de reis e outros elementos da cultura brasileira, os personagens cobertos de fitas coloridas procuravam a casa do menino ao som de contagiantes batucadas. A apresentação em Ubatuba está sendo coordenada pelas professoras Leda Cardoso e Vera Tango.
Durante o espetáculo ubatubense, um elenco de 150 pessoas, entre músicos, atores e crianças, emocionou o público, contando a história do nascimento de Jesus Cristo de forma alegre. Numa grande folia, os personagens pretendiam fazer um baile em homenagem ao nascimento de Jesus. Para presentear o menino, os três reis magos representaram as principais influências culturais do Brasil: o negro, o índio e o europeu. Os músicos da Banda Lira Padre Anchieta, juntamente com o Coral da Fundart trouxeram para o público a emoção de assistir a uma apresentação teatral com trilha sonora ao vivo.
Na opinião do presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, este foi um trabalho importante, em diversos aspectos. “O Baile do Menino-Deus foi muito válido, não só do ponto de vista musical e teatral, mas também pelo lado social, uma vez que muitas crianças trabalharam neste projeto. Durante quase cinco meses, eles estiveram em contato com as artes, aprendendo um pouco música, montagem do figurino e interpretação de texto. A apresentação foi o coroamento de todo este trabalho que, além de tudo, demonstrou o potencial dos artistas de Ubatuba.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Público pesente na Apresentação do »Baile do Menino-Deus»