No próximo dia 3, segunda-feira, celebra-se o Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência. Como é de costume, a Unidade de Reabilitação (Unir) realizará um dia de atividades voltadas para funcionários, usuários e familiares. O evento acontecerá na Praia do Perequê-Açu, das 8 às 13h, com atividades físicas, como alongamento, caminhada e frescobol.
Segundo a coordenadora na Unir, Sueli Nogueira de Souza, a sociedade tem por costume desenvolver invenções, utensílios e normas que desfavorecem as minorias, como canhotos, obesos e deficientes. “Uma forma que as pessoas têm de ajudar a pessoa portadora de deficiência é respeitar as vagas de carros reservadas a eles nos estacionamentos, os acentos de ônibus e as vagas de empregos em empresas, por exemplo. Nas escolas, é importante que pais de crianças não deficientes aceitem e facilitem a inclusão. Os locais públicos devem buscar diminuir as barreiras arquitetônicas”, explica Sueli.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, a comemoração de datas como esta contribui para eliminar a violação dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. »É importante que o poder público e as entidades desenvolvam ações que envolvem diretamente a comunidade com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, pois elas ajudam a diminuir o distanciamento e incentivam a participação,” afirma o prefeito.
O trabalho da Unir
O atendimento a indivíduos portadores de necessidades especiais realizado hoje na Unir não tem restrições de idade e abrange diferentes patologias e seqüelas, com tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A Equipe da Unir realiza tratamentos para casos de amputações, seqüelas de doenças, conseqüências de acidentes, problemas congênitos, distúrbios e deficiências diversas. Também são desenvolvidas ações preventivas através do Programa de Saúde da Criança, prestações de serviços assistenciais ao Lar Vicentino e APAE, além da participação no Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Unidade de Reabilitação de Ubatuba, órgão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é referência municipal para concessão de órteses, próteses ortopédicas e meios auxiliares de locomoção (andadores, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e banho). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)