Eduardo Cesar Prefeito de Ubatuba, discursa na abertura do fórum
A cidade de Ubatuba recebeu, entre os dias 22 e 23, a 38ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito. O evento, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, aconteceu no Hotel Dellamares e reuniu cerca de 180 pessoas, de 28 cidades, entre secretários municipais, dirigentes de trânsito, arquitetos e engenheiros de todo o Estado.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, foi uma honra receber um evento tão importante. “Para nós, que vivemos em uma cidade turística, em que passam vias municipais, estaduais e federais, a troca de experiências com especialistas de outros municípios é extremamente saudável. Temos diversas situações importantes, como a implantação das ciclofaixas, lombadas eletrônicas e o número de carros, que aumenta de 20 mil para 80 mil na temporada. Só temos a aprender e colocar em prática o que já deu certo em outros municípios.”
Durante o Fórum, foram discutidas situações de trânsito e transporte no país, além de normas que regulamentam as atividades. O superintendente da ANTP, Marcos Pimentel Bicalho, realizou uma palestra sobre mobilidade urbana, ressaltando a importância de se utilizar transportes alternativos ou coletivos, visando a fluidez no trânsito e a preservação do meio-ambiente. Os secretários e dirigentes definiram como será o novo Auto de Infração de Trânsito (AIT) e este novo modelo será passado para todos os municípios do estado.
Também foi realizado um workshop que abordou a portaria do Denatran e a formação dos agentes de trânsito. Os secretários também se reuniram para discutir sobre os informes dos andamentos de temas abordados na reunião do Fórum Paulista, que aconteceu em Jacareí, no mês passado, falando sobre estradas estaduais, emissão de multas, planilha tarifária e barateamento de tarifas, fiscalização de motos, moto-táxis, posição e encaminhamentos para o próximo Fórum, em 2008.
No opinião do coordenador de Trânsito de Ubatuba, Marlon Lopes, o evento superou as expectativas. “Recebemos um grande número de participantes e pudemos perceber que Ubatuba tem potencial para isso. Os encaminhamentos na reunião técnica dos secretários e dirigentes também foram bastante produtivos e as discussões e palestras nos trouxeram conhecimentos importantes.”(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Público presente no fórum