A população de Ubatuba poderá contar com um novo centro de informações sobre saúde. É a Unidade Estratégica de Saúde, que será inaugurada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, no próximo dia 22. Neste dia, já estarão acontecendo atividades de prevenção e busca ativa de diabetes, como: aferição de glicemia, pressão e orientações sobre alimentação.
A unidade funcionará em um quiosque no Calçadão da Av. Dona Maria Alves, todos os dias das 8h às 17h. No local, acontecerão atividades variadas voltadas para a saúde, além de informações e orientações sobre serviços prestados nas unidades, bem como prevenção de doenças como Aids, dengue, diabetes, hipertensão e outras.
Segundo a superintendente de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, Sheila Barbosa, diversas equipes de saúde se revezarão para realizar as atividades. “A Unidade Estratégica é interessante porque é um ponto central de referência à saúde, ao alcance de todos. Os cidadãos poderão saber informações importantes sobre sua saúde e onde procurar os serviços especializados que a prefeitura oferece.”
Na opinião do secretário de Saúde, Clingel Frota, este é mais um avanço da prefeitura, no sentido de informar a população e prestar uma assistência de qualidade.
Outras inaugurações
Além da Unidade Estratégica de Saúde, também estão previstas as seguintes inaugurações: Centro Cirúrgico para pequenos procedimentos, no Centro de Referência de Especialidades; mudança da Superintendência de Proteção à Saúde, que engloba as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses para prédio independente; implantação de um velório no Bairro Ipiranguinha e de nova Unidade de Saúde da Família no bairro da Figueira.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que as inaugurações e adequações referentes à saúde no município têm o objetivo de proporcionar maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos. “A saúde é uma área que necessita atenção especial. Nós estamos nos empenhando ao máximo para fazer com que o nosso sistema sirva de exemplo para outros municípios. Para tanto, a nossa principal estratégia é descentralizar o atendimento e levá-lo para perto de cada munícipe, em seus bairros.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)