A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta segunda-feira, 12, um treinamento voltado para médicos e enfermeiros da rede básica do município. A capacitação foi referente ao manejo clínico e aos procedimentos a serem adotados em casos de suspeitas de dengue. Cerca de 50 profissionais participaram do treinamento, ministrado pelo Dr. Nelson James Wright, médico infectologista do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o objetivo do treinamento é padronizar e otimizar os atendimentos. “Como resultado destas discussões, nós teremos médicos e enfermeiros mais atentos e mais preparados para atender e monitorar um paciente com suspeita de dengue. Quando se cria padrões de atendimento, fica mais fácil avaliar a real situação do município e aplicar ações mais eficazes de prevenção.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação é válida, apesar de Ubatuba não apresentar nenhum caso positivo desde agosto. “Nós precisamos ficar atentos, porque o tempo está esquentando e tem chovido bastante. Além disso, a cidade começa a receber turistas de diversas partes do Brasil, que podem trazer novamente o vírus para a nossa cidade. É por esta razão que estamos insistindo tanto na prevenção e também no treinamento dos profissionais, para casos de necessidade.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)