Seis crianças ubatubenses serão beneficiadas pelo Projeto Saúde Hospitalar Infantil Canadá Brasil, que acontecerá no Litoral Norte, a partir do dia 27. As crianças receberão atendimento gratuito de ortopedia pediátrica, por uma equipe de especialistas canadenses, que trabalha voluntariamente, doando uma semana de suas férias.
Os profissionais serão disponibilizados pelo “Hospital for Sick Children” de Toronto, Ontário, Canadá. Fazem parte da equipe dois ortopedistas, dois anestesistas, e duas enfermeiras. O objetivo do projeto é oferecer tratamentos ortopédicos especializados, de qualidade internacional, adequado às condições hospitalares locais e em conjunto com especialistas locais.
As crianças de Ubatuba foram indicadas pela Unidade de Reabilitação (Unir), da prefeitura e passarão por avaliação, no próximo dia 28, com o Dr. Rômulo Martins. A previsão é que sejam feitas pelo menos três cirurgias por dia, durante a permanência dos profissionais no Litoral Norte. As intervenções serão realizadas no Hospital Mário Covas, em Ilhabela, entre os dias 1 e 2 de novembro.
Além das cirurgias, a equipe do “Hospital for Sick Children” realizará tratamentos especializados e atividades didáticas, em conjunto com os especialistas locais. Eles também doarão material cirúrgico padronizado que é escasso ou inexistente nos municípios.
Os profissionais brasileiros envolvidos estarão em disponibilidade do projeto por mais tempo que seus colegas canadenses, uma vez que terão de fazer o acompanhamento pós – operatório, e de recuperação dos mesmos incluindo acompanhamento posterior.
Programação
De 28 de outubro a 3 de novembro, acontecerão as consultas avaliativas com as equipes canadense e brasileira; cirurgias e tratamentos não operatórios, além de aulas práticas e palestras. Até o dia 12 de novembro, serão feitos os acompanhamentos pós-cirúrgicos dos pacientes. Os tratamentos sem intervenção cirúrgica iniciados permanecerão por tempo indeterminado. Esta primeira vinda servirá de projeto-piloto para outras regiões do Brasil. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)