Está tudo pronta para a praia de Itamambuca receber, a partir desta terça-feira, 23, um dos eventos mais importantes do circuito sul-americano de surfe profissional, o Onbongo Pro Surfing. A competição, de nível máximo seis estrelas, acontece até o domingo, 28 e vai contar com surfistas de renome internacional, atraindo amantes do esporte para Ubatuba, que é a capital do surfe no Estado de São Paulo.
O Onbongo Pro Surfing será a última etapa do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial) em ondas brasileiras e já conta com 182 surfistas inscritos, de 15 diferentes países. O evento distribui 125 mil dólares em prêmios e 2.500 pontos no ranking do WQS e, além de poder decidir a classificação de alguns surfistas para a elite do WCT do ano que vem, vai definir o novo campeão sul-americano de surfe profissional.
No ano passado, quando a vinda do Onbongo Pro Surfing para Ubatuba marcou a volta da cidade ao Circuito Mundial de Surfe Profissional, o campeão foi o paulista Renan Rocha, que foi coroado como “King of the Beach” e se despediu do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Este ano, a pergunta que estampa os cartazes é “Who will be the next king?”, o novo campeão, que sentará no trono e receberá a coroa, especialmente feitos para este evento.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, está ansioso pelo início do campeonato: “estamos na expectativa de mais este evento tão grandioso, que coloca nossa cidade como destaque no mundo do surfe. Temos certeza que será um lindo espetáculo, imperdível para os amantes do esporte. A prefeitura é parceira no evento e estamos dando total apoio para que seja um enorme sucesso, como foi em 2006”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)