Agente de saúde e equipe esvaziam a água de criadouro/Foto: Adriane Ciluzzo
O Itaguá será o próximo bairro a receber o movimento “Ubatuba sem dengue, entre nesta onda”, no próximo dia 1º de novembro. O último arrastão aconteceu no dia 11, atingiu o centro da cidade e reuniu mais de 200 funcionários de diversas secretarias da prefeitura. Os voluntários, juntamente com funcionários do Controle de Endemias e Programa de Saúde da Família visitaram mais de 2.500 imóveis. Esta campanha consiste na prevenção e visa eliminar os criadouros para impedir que o mosquito transmissor da doença se reproduza no município.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que, aos poucos, a comunidade está entendendo a importância da participação de todos no ideal de manter a dengue longe de Ubatuba. “Nós pretendemos formar uma corrente forte, de mãos dadas com a população, para impedir que essa doença se instale novamente em nosso município. Quando a prevenção se tornar um hábito, o nossa meta estará cumprida.”
O “Ubatuba sem Dengue, entre nessa onda” engloba muito mais do que as visitas casa-a-casa, que estão acontecendo a cada 15 dias, em diferentes bairros da cidade. Diversas ações estão sendo realizadas, entre atividades educativas, treinamentos, campanhas publicitárias e outros. Este programa conta com a ação conjunta entre Secretarias e a articulação de diversos setores da sociedade ubatubense, por meio do Comitê Permanente de Combate à Dengue. Este comitê tem se reunido freqüentemente e organizado diversas ações setorizadas, para atingir diferentes públicos. Aproxima reunião do comitê será no dia 23. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Agentes de saúde e funcionários da prefeitura na ação Ubatuba sem Dengue/Foto: Adriane Ciluzzo