Crianças da aldeia boa vista
O feriado prolongado teve mais uma opção de lazer em Ubatuba. A terceira edição do grande Festival de Cultura Popular, chamado “Caiçarada”, trouxe diversas atrações culturais para o Espaço de Eventos, na Avenida Iperoig. As apresentações variaram das cantigas da aldeia indígena Boa Vista ao Maracatu Baque do Vale, de Tremembé; Folia de Reis, de Redenção da Serra, entre muitos outros. Foram três noites de cores, danças e músicas tradicionais, que emocionaram e atraíram um grande público, mesclando turistas e moradores.
Neste ano, a Caiçarada prestou homenagem ao saudoso Nei Martins, que foi um dos idealizadores do festival. No palco, foi colocada uma grande pintura com seu semblante, que parecia assistir a tudo, sorrindo. Além das apresentações, a festa contou com gastronomia caiçara e exposições de artesanatos e artefatos tipicamente caiçaras, como redes de pesca e canoas.

Ao saudoso Nei Martins
O prefeito Eduardo Cesar, que prestigiou e abriu oficialmente a Caiçarada 2007, na quinta-feira, 11, lembrou que este é um evento que teve início na atual administração, por vontade e esforço de Nei Martins. "Este evento é extremamente importante para mim. Primeiro porque é a realização de um sonho do Nei; segundo porque era um sonho de toda a população que acontecesse neste espaço, que foi ocupado para fins particulares durante tantos anos. O mais importante é que a Caiçarada vai continuar acontecendo, levando adiante este sonho e toda vez que se falar em cultura caiçara e em organização de eventos, sempre lembraremos do Nei, este colega de trabalho fantástico e exemplar", disse o prefeito Eduardo Cesar, emocionado.
O presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, também falou sobre o saudoso colega, homenageado durante todo o evento. "O trabalho de preservação da cultura realizado pela Fundart é um compromisso que vem de longe, assumido pelo Nei Martins há mais de 30 anos. Hoje, sem ele, estamos firmando este compromisso, pois o povo precisa conhecer suas raízes, suas memórias e sua identidade", disse Pedro Paulo, que também agradeceu o prefeito, "que não tem poupado esforços em contribuir para que façamos cada vez mais este tipo de evento. Isto está à vista de todos nós".
A viúva do folclorista Nei Martins, Tereza Aparecida Góes, também participou da abertura da Caiçarada: "quero agradecer muito a todos, pois se Nei Martins é hoje um nome forte e lembrado é graças a este povo, que o acolheu com tanto carinho".
Ainda parte da programação da Caiçarada 2007, acontece, no próximo domingo, dia 21, a Corrida de Canoas e torneio de truco e tranca, na Praia da Barra Seca, a partir das 10h. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Público no primeiro dia