Árvores plantadas /Foto: Mauricio Costa
A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com alunos e funcionários, realizaram, no último dia 5, o replantio de árvores em frente à Escola Municipal Mário Covas Júnior, no Bairro Ipiranguinha. Ao todo, foram plantadas 10 mudas de cravos e quaresmeiras, substituindo as que foram retiradas no mês passado. Desta vez, o plantio das árvores seguiu um critério urbanístico que evitará que as árvores de grande porte influenciem na fiação elétrica, muros e instalações hidráulicas.
Segundo a chefe do Depto. de Conservação de Vias Públicas e Praças da prefeitura, Leila Famadas, a retirada das antigas árvores foi necessária, uma vez que estavam correndo riscos de queda, por conta de constantes podas nas raízes e nas copas. “As raízes estavam abaladas, porque as árvores ficavam muito próximas ao muro da antiga fábrica de gelo. As copas dos cravos também estavam judiadas, por conta da fiação elétrica. Então, fizemos uma avaliação e constatou-se que o mais viável seria a retirada das árvores e um replantio posterior, em local adequado.”
Além de plantar, os alunos adotaram as árvores e se comprometeram a cuidar delas até que se tornem auto-suficientes. As árvores foram plantadas com as laterais da embalagem, para que as raízes cresçam para baixo, evitando que danifiquem o calçamento futuramente. Segundo Leila, “se a comunidade cuidar direitinho das mudas, daqui a três anos, as arvorezinhas já estarão com uma bela copa.”
Curiosidades sobre o cravo
Ao contrário do que se pensa, os cravos da Índia (Caryophillus aromaticus) foram introduzidos em Ubatuba por volta dos anos 60, importados das Ilhas Moucas, na Índia. As sementes desta espécie são utilizadas como importante iguaria e também tem função medicinal, como bactericida. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Crianças e funcionários da Escola/Foto: Mauricio Costa