Pesquisadores em campo
Um grupo de pesquisadores da área da agricultura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) estiveram em Ubatuba, na última semana, a pedido da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O objetivo da visita foi diagnosticar as atividades agrícolas no município e propor soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. Foram dois dias de vistorias, em que 20 produtores de norte ao sul foram visitados.
As vistorias foram feitas pelo doutor especialista em Agricultura Orgânica da Apta de Campinas, Wilson Tivelli, juntamente com o pesquisador Charleston Gonçalves, da APTA de Ubatuba e o indiano Pritom K. Borthakur, do College of Agriculture Assam/ Índia, em parceria com a equipe da Smapa, representada por Aparecido Cardoso e Jefferson Castilho.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que pesquisas científicas como esta são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. “Os diagnósticos obtidos pelos pesquisadores nos trazem informações que permitem nortear os nossos trabalhos.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, “a vinda de pesquisadores de outros locais enriquece nossos conhecimentos e, neste caso, ajuda os produtores rurais, profissionais pelos quais temos trabalhado muito para dar toda a assistência necessária”.
Sugestões
Diversas foram as sugestões dadas pelos pesquisadores para otimizar a agricultura em Ubatuba. Entre elas, destaca-se a importância de incentivar uma campanha para análise do solo e utilização de calagem com calcário acima de 100 PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total).
Para a região norte, foi sugerido incentivar o cultivo de juçara, para a extração de palmito e polpa, além do cultivo de helicônias e de outras espécies de mandioca de mesa e para farinha. Para o sul, atentou-se para o cuidado com as áreas infestadas com tiririca. E para o centro, aconselhou-se a implantação de um sistema de compostagem para as hortas caseiras e periurbanas
Como resultado do diagnóstico e de acordo com a demanda gerada pela solicitação da Smapa de Ubatuba, para 2008, a APTA implementará pesquisas na área de folhosas para o ano inteiro, além de uma série de testes para avaliação de espécies de mandioca, tanto de mesa como para farinha, para escolher qual delas se adapta melhor à região. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Pesquisadores em campo com agricultores