Estudantes da área de Tecnologia da Informação do Litoral Norte e Vale do Paraíba se encontraram nesse sábado, 22, para um dos maiores eventos mundiais dessa ciência: a XII Maratona de Programação – fase regional. O encontro foi sediado no Centro Universitário Módulo e teve representantes da Universidade Paulista (São José dos Campos) e da Universidade Salesiana (Lorena).
A Maratona de Programação, em 12º edição, é um evento internacional composto por três fases. “As duas primeiras são as regionais, organizadas pela Sociedade Brasileira de Computação, SBC, e a final Mundial é realizada a cada ano em um país diferente”, explicou o coordenador de Sistemas de Informação e de Produção Multimídia do Unimódulo, Flávio Marques.
A competição - Nesta primeira fase participaram equipes de até três alunos, mais um reserva. Na prova, os alunos precisaram resolver o maior número de problemas possíveis utilizando Linguagens de Programação em C, C++, Pascal ou JAVA . O prazo foi de cinco horas seguidas e ininterruptas. Neste ano a equipe Triforce, da UNIP, levou a melhor e se classificou para a final Regional, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro.
Apoio - A Fundação Carlos Chagas foi a patrocinadora e cobriu todos os custos da competição. Marques explica que, de acordo com o número de equipes inscritas em uma sede regional, consegue-se um número maior de vagas na final brasileira. “Isso motiva ainda mais os alunos, pois colocam em prova todos os seus conhecimentos e, ainda, convivem com colegas de outras Instituições de Ensino Superior, o maior prêmio da competição”.
Classificação:
1. Equipe Triforce: UNIP (coach: prof. Ferrucio de Franco Rosa)
2. Equipe Bugs Life: UNISAL (coach: prof. Aníbal Fernandes)
3. Equipe Pi@as!: UNIMODULO (coach: prof. Ederson Rafael Wagner)
4. Equipe void(): UNIMODULO (coach: prof. Ederson Rafael Wagner)
5. Equipe Firewall: UNIMODULO (coach: prof. Ederson Rafael Wagner)
(Fonte: Assessoria de Comunicação Unimódulo)