Reunião com a Ong CEMPRE
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 17, com representantes da Ong Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), com a vereadora Luciana Machado e com o grupo de pessoas que vai trabalhar na cooperativa de catadores que será implantada na região sul do município.
O objetivo da reunião foi discutir a efetiva formação da cooperativa, tendo em vista que 23 pessoas já estão trabalhando na coleta e separação do lixo reciclável, em um galpão provisório. A representante do Cempre, Luciana Ziglio, esteve em contato com os catadores, esclarecendo dúvidas e passando todas as informações necessárias, quanto à atividade, aos procedimentos e à entrega dos equipamentos, como a prensa e a balança, que serão cedidos pela Ong.
Geração de emprego e preservação do meio ambiente
A vereadora Luciana Machado explica que no próximo dia 23 ocorrerá a fundação da cooperativa, para na segunda-feira, 24, dar entrada no cartório e agilizar todo o processo burocrático. De acordo com a vereadora, a cooperativa vai trabalhar, inicialmente, com materiais coletados na região sul, mas a intenção é que haja pólos em todo o município. »Além de toda a questão ambiental que a reciclagem envolve, neste caso, gera também emprego e renda dentro do município. A cooperativa de catadores era uma antiga reivindicação e o grupo que já está trabalhando quer agora se estruturar», diz Luciana.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a parceria com a Ong Cempre vem fortalecer uma série de ações que a prefeitura vem tomando em relação ao cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. »A cooperativa vem somar para o desenvolvimento de diversos projetos que a prefeitura pretende dar seqüência, com o foco no desenvolvimento sustentável do município», disse o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, »a importância da estruturação desta cooperativa está na geração de renda, na educação ambiental e na possibilidade de minimizar o impacto ambiental, por meio da coleta seletiva, considerando que um dos setores que mais tem crescido dentro da economia informal é a catação de lixo e a reciclagem dos resíduos sólidos», completou Cristiane Gil.
Cempre
O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.
Em Ubatuba, o Cempre vai trabalhar com enfoque para os catadores de lixo reciclável, disponibilizando apoio técnico e maquinário para o desenvolvimento de uma cooperativa de reciclagem. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Reunião cooperativa de reciclagem