A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), encerrou a primeira fase do Plano Municipal de Turismo, em uma ação conjunta com os Grupos de Trabalho do Conselho Municipal de Turismo. Foram mapeados os recursos naturais e culturais, o que resultou em um inventário da oferta turística do município. Os resultados estão sendo apresentados aos grupos setoriais, para que sejam iniciados os trabalhos da próxima fase, que envolve o diagnóstico turístico municipal.
Segundo o secretário de turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, trata-se de um passo concreto para a profissionalização do turismo municipal. “A Setur está construindo as bases do turismo, criando dispositivos que permitam o desenvolvimento da cidade. O resultado deste trabalho apresenta um retrato fidedigno da atual oferta turística de Ubatuba. Foram mais de oito meses de trabalhos, envolvendo ações de campo, pesquisas, entrevistas e muitas horas de compilação de dados.”
Conselho Municipal de Turismo
No ano de 2006, foi criado o Conselho Municipal de Turismo, que tem como principal função a criação do Plano Municipal de Turismo. No mesmo ano, o Plano Diretor de Ubatuba foi sancionado, elegendo o Turismo como o principal vetor de desenvolvimento sócio-econômico de Ubatuba. .
Neste momento, estão em curso duas ações de caráter prioritário, que são a elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (que irá mapear as zonas de interesse turístico de Ubatuba), e o Plano Municipal de Turismo. Ambos complementarão o Plano Diretor, o que permitirá a efetiva alavanca do turismo municipal.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, nunca se fez tanto pelo turismo nos últimos anos: “o que a Setur está desenvolvendo não possui precedentes na história municipal. Aqueles que não conseguem enxergar esta evidente evolução vão ficar de fora, pois o nível de competitividade das destinações turísticas é extremamente elevado, e o nosso produto deve ser de alto nível. O trade local deve se preparar para os novos tempos, ao invés de manter uma postura crítica. Cabe aqui afirmar que sem participação não cabe reclamação, portanto, é hora de união, de trabalho árduo, tendo como foco um futuro digno para a nossa cidade e para os nossos cidadãos”, completa Eduardo.
Os resultados estão disponíveis na Setur. Maiores informações podem ser obtidas através do site da Setur: www.ubatuba.sp.gov.br/setur. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)