Ubatuba foi escolhida pelos pesquisadores Miguel Fernandes e Leila Queiroz, do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília, como exemplo para o desenvolvimento de uma pesquisa que visa identificar a economia energético-ambiental que Brasília teria ao implantar uma política idêntica de uso de bicicleta. Após procurarem uma cidade que utiliza uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de locomoção e assistirem uma apresentação do projeto cicloviário desenvolvido em Ubatuba, quando foi enfatizada a integração dos órgãos da prefeitura, no intuito de concretizar esta política de uso da bicicleta, os pesquisadores escolheram o município como exemplo positivo.
»Pudemos ver ainda, o resultado da pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de Ubatuba, onde constatamos que desde a implantação das ciclofaixas, não foi registrado nenhum acidente grave nos locais. E ao analisar os resultados da pesquisa foi possível identificar que a cidade de Ubatuba tem um dos melhores índices de uso de bicicleta do mundo, ou seja, Ubatuba tem deslocamentos sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos.Estes foram os motivos que nos levaram a escolher esta cidade», explica Miguel Fernandes.
»É sabido que a bicicleta ocupa muito menos espaço e chega, até mesmo, a ser mais rápida que os automóveis, sendo, também por estes motivos, vantajoso para o poder público disponibilizar infra-estrutura de qualidade, visando garantir a segurança dos ciclistas, distribuindo os espaços públicos eqüitativamente e democraticamente. Portanto, a cidade de Ubatuba estruturou uma gestão urbana focada na busca constante da redução das externalidades negativas dos deslocamentos urbanos», acrescentou o pesquisador.
Redução de custos e melhorias ambientais
O trabalho de pesquisa, de acordo com Miguel Fernandes, contribui na medida em que desenvolve e caracteriza os aspectos que envolvem a sustentabilidade do meio urbano, focando especificamente na análise sobre a economia energético-ambiental do modo de deslocamento automóvel, para, no final, analisar a economicidade de uma mudança. Para tal, foram escolhidas duas cidades, uma que não apresenta política de incentivo ao uso de bicicleta e outra que apresenta (Ubatuba), visando compará-las e calcular as vantagens energético-ambientais com a mudança de paradigma. Como resultado, a pesquisa aponta a redução do tempo de viagem dos automóveis e de seus custos; e melhoria das condições ambientais do meio urbano, principalmente com a diminuição de emissões de gases que provocam o efeito estufa.
Exemplo positivo
A cidade de Ubatuba foi escolhida como um bom exemplo do desenvolvimento de uma política de incentivo ao uso da bicicleta. Em março de 2005, a prefeitura deu início ao Programa Cicloviário, com o intuito de incentivar o uso da bicicleta, devido às vantagens deste modo de deslocamento para a cidade e seus usuários. Foi observada, depois da implantação das ciclofaixas, uma considerável redução no número de acidentes envolvendo ciclistas, sendo que no caso de acidentes graves, o número praticamente zerou. Em Ubatuba, a frota de bicicletas é estimada em 80 mil unidades.
A pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Município, envolvendo 14.550 famílias, mostrou que 82,2% das famílias utilizam a bicicleta, todos os dias da semana, como meio de transporte e somente 5,6% utilizam o automóvel. E ainda, 93% dos entrevistados disseram existir vantagens para a população em se deslocar por meio da bicicleta e 88,5% estabelece alguma relação entre o uso freqüente da bicicleta e os possíveis benefícios para a saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Ubatuba foi escolhida pelos pesquisadores Miguel Fernandes e Leila Queiroz, do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília, como exemplo para o desenvolvimento de uma pesquisa que visa identificar a economia energético-ambiental que Brasília teria ao implantar uma política idêntica de uso de bicicleta. Após procurarem uma cidade que utiliza uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de locomoção e assistirem uma apresentação do projeto cicloviário desenvolvido em Ubatuba, quando foi enfatizada a integração dos órgãos da prefeitura, no intuito de concretizar esta política de uso da bicicleta, os pesquisadores escolheram o município como exemplo positivo.
»Pudemos ver ainda, o resultado da pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de Ubatuba, onde constatamos que desde a implantação das ciclofaixas, não foi registrado nenhum acidente grave nos locais. E ao analisar os resultados da pesquisa foi possível identificar que a cidade de Ubatuba tem um dos melhores índices de uso de bicicleta do mundo, ou seja, Ubatuba tem deslocamentos sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos.Estes foram os motivos que nos levaram a escolher esta cidade», explica Miguel Fernandes.
»É sabido que a bicicleta ocupa muito menos espaço e chega, até mesmo, a ser mais rápida que os automóveis, sendo, também por estes motivos, vantajoso para o poder público disponibilizar infra-estrutura de qualidade, visando garantir a segurança dos ciclistas, distribuindo os espaços públicos eqüitativamente e democraticamente. Portanto, a cidade de Ubatuba estruturou uma gestão urbana focada na busca constante da redução das externalidades negativas dos deslocamentos urbanos», acrescentou o pesquisador.
Redução de custos e melhorias ambientais
O trabalho de pesquisa, de acordo com Miguel Fernandes, contribui na medida em que desenvolve e caracteriza os aspectos que envolvem a sustentabilidade do meio urbano, focando especificamente na análise sobre a economia energético-ambiental do modo de deslocamento automóvel, para, no final, analisar a economicidade de uma mudança. Para tal, foram escolhidas duas cidades, uma que não apresenta política de incentivo ao uso de bicicleta e outra que apresenta (Ubatuba), visando compará-las e calcular as vantagens energético-ambientais com a mudança de paradigma. Como resultado, a pesquisa aponta a redução do tempo de viagem dos automóveis e de seus custos; e melhoria das condições ambientais do meio urbano, principalmente com a diminuição de emissões de gases que provocam o efeito estufa.
Exemplo positivo
A cidade de Ubatuba foi escolhida como um bom exemplo do desenvolvimento de uma política de incentivo ao uso da bicicleta. Em março de 2005, a prefeitura deu início ao Programa Cicloviário, com o intuito de incentivar o uso da bicicleta, devido às vantagens deste modo de deslocamento para a cidade e seus usuários. Foi observada, depois da implantação das ciclofaixas, uma considerável redução no número de acidentes envolvendo ciclistas, sendo que no caso de acidentes graves, o número praticamente zerou. Em Ubatuba, a frota de bicicletas é estimada em 80 mil unidades.
A pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do Município, envolvendo 14.550 famílias, mostrou que 82,2% das famílias utilizam a bicicleta, todos os dias da semana, como meio de transporte e somente 5,6% utilizam o automóvel. E ainda, 93% dos entrevistados disseram existir vantagens para a população em se deslocar por meio da bicicleta e 88,5% estabelece alguma relação entre o uso freqüente da bicicleta e os possíveis benefícios para a saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)