Lombada eletrônica na Leovigildo em fase experimental.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, deu início à fase experimental para a instalação de lombadas eletrônicas na Avenida Leovigildo Dias Vieira, principal via de acesso do bairro Itaguá. Nesta quarta-feira, 12, o sistema entrou em funcionamento e os motoristas que ultrapassarem a velocidade de 40 km/h poderão ser autuados. A implantação do sistema tornou-se necessária devido ao grande índice de acidentes ao longo da via.
Serão instalados dois equipamentos, um educativo, indicando a velocidade determinada para o trecho e a velocidade em que o veículo se encontra e uma punitiva, um radar do tipo “pardal”, que registrará as autuações fotográficas para o motorista que não respeitar o limite. Em breve, a Avenida Iperoig também contará com lombadas eletrônicas.
Cumprir a lei para não ser multado
O proprietário de um restaurante da Avenida Leovigildo, Alfredo Correa Filho, afirma que é favorável à implantação das lombadas. “Já aconteceram acidentes fatais na porta do meu restaurante, por excesso de velocidade. À noite, essa avenida vira uma pista de corrida, com motoristas que não respeitam as normas de trânsito. Acredito que agora as coisas vão mudar. Uma cidade organizada começa desse jeito, monitorando e cobrando. Quem não quiser ser multado, tem que andar na velocidade estabelecida pela lei.”
Segurança e educação
Atualmente, a avenida à beira-mar conta com um grande fluxo de pedestres, ciclistas e veículos pois, além da orla, a Avenida Leovigildo possui diversos restaurantes, hotéis, pousadas e shopping’s. O chefe da Coordenadoria de Trânsito, Marlon Lopes, explica que o processo de instalação teve início após diversos estudos técnicos e conversas com os comerciantes locais. “Nós percebemos que as lombadas físicas não estavam atingindo o objetivo, além de causar transtornos, como a panfletagem em suas laterais. A lombada eletrônica tem o objetivo de coibir os excessos, educar os motoristas e proporcionar mais segurança aos transeuntes.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Lombada eletrônica na Leovigildo em fase experimental.