A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou, nos dias 3 e 4 de setembro, de mais um evento que trata das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, desta vez em Caraguatatuba, a convite de Auracy Mansano, secretário de Meio Ambiente da cidade.
O evento »Os Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos resultantes das Mudanças Climáticas no Litoral Norte de São Paulo» foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Fundação Florestal e Sistema Estadual de Florestas – SIEFLOR, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Pesquisadores e instituições de renome realizaram palestras nos dois dias e as prefeituras dos municípios do Litoral Norte debateram medidas que poderão ser adotadas para o enfrentamento dos problemas decorrentes das mudanças climáticas.
Plano de Vulnerabilidade do Litoral Norte ao Aquecimento Global
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, representada pelo professor Roberto Francine Jr., tomou a iniciativa de propor uma ação prática, um »Plano de Vulnerabilidade do Litoral Norte ao Aquecimento Global», entre os municípios, em parceria com diversos órgãos governamentais, Ongs, instituições de pesquisa e ensino. »O objetivo é realizar estudos que indicarão quais medidas deverão ser tomadas para enfrentarmos os problemas diversos, como erosão de encostas devido a chuvas intensas e principalmente em relação à elevação do nível do mar, que poderá provocar inundações e perda de praias, diz Roberto Francine. »Temos que pensar em planejar imediatamente quais medidas deveremos tomar para enfrentarmos as mudanças climáticas, e tais planos devem ser realizados em conjunto, o problema acontecerá em toda costa e nós, do Litoral Norte, devemos traçar estratégias para lidar com estas adversidades», ressaltou.
Maior conscientização
O Assessor de Planejamento e Desenvolvimento de Ubatuba, René Nakaya, entrou em contato com a Dra. Célia Gouveia de Souza, do Instituto Geológico, que realizará uma palestra sobre este assunto na Unitau, para auxiliar as discussões da Lei de Uso e Ocupação do Solo - LUOS, buscando uma maior conscientização de um grande número de formadores de opinião. »Temos que pensar de que maneira poderemos incluir estes estudos junto da comissão de sistematização do projeto de Lei da LUOS e como colocar na pauta de discussão dos Conselhos Municipais, buscando alternativas para enfrentarmos estes fenômenos climáticos”, disse René Nakaya.
A Dra. Célia Souza do IG e a Dra. Laura Valente do ICLEI afirmaram, em suas colocações, que é de suma importância a iniciativa deste plano, e também a necessidade de que os municípios equipem os seus órgãos de Defesa Civil para poderem ter maior eficácia de ação.
A Secretária de Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, está preparando um II Workshop, previsto para outubro, por meio do qual será dado andamento ao Plano de Vulnerabilidade do Litoral Norte ao Aquecimento Global . (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)