O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte comemora neste mês 10 anos de sua constituição. Originário do desmembramento do Comitê do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a partir de um movimento de seus representantes, o CBH-LN passou, em 1997, a representar os interesses das 34 bacias hidrográficas que compõem os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Sempre com a perspectiva da preservação da quantidade e qualidade das nossas águas, vem desenvolvendo, através de inúmeras iniciativas de seu corpo técnico e do financiamento de projetos, uma série de ações visando a minimização dos problemas da região, tomando por base seu Plano de Bacias.
Os critérios para financiamento de projetos através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO têm sido aperfeiçoados ao longo desse período, representando investimentos, até o presente, de cerca de 7 milhões para 50 projetos e obras. Além disso, o CBH-LN reuniu as prefeituras, órgãos estaduais e sociedade civil em torno de questões fundamentais para o Litoral Norte, tornando-se um fórum de discussões que já frutificou em projetos de saneamento para comunidades isoladas, grupos de trabalho para visitas integradas em diversas bacias, no Grupo de Trabalho que reúne Ministério Público e órgãos ambientais, entre outros.
Além disso, vem privilegiando a formação de seus representantes, desenvolvendo uma série de cursos de diferentes naturezas, como Vegetação da Mata Atlântica, Ecossistemas Costeiros, Facilitação, Elaboração de Projetos.
Para comemorar essas conquistas, reúne seus representantes para a 3ª Reunião Ordinária, no dia 31 de agosto, a partir das 9h30, no Ubatuba Iate Clube, quando receberá, entre outros convidados, o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano. Na ocasião, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, Luciano Meneses, fará uma palestra sobre integração entre gestão ambiental e de recursos hídricos.
A festa tem o patrocínio da Elektro, além de outros parceiros que contribuíram de diversas maneiras para tornar viável o evento. (Fonte: CBH-LN)