A Prefeitura de Ubatuba participou, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de uma reunião na gerência da Transpetro, no último dia 17, quando foi apresentado aos secretários de Meio Ambiente das quatro cidades do Litoral Norte, o Programa de Educação Ambiental do Terminal Aquaviário de São Sebastião da Transpetro, que acontecerá a partir do mês de setembro, junto às comunidades das quatro cidades do Litoral Norte.
O programa acontecerá em duas etapas. A primeira é um ciclo de palestras ministradas por técnicos do Sistema Petrobrás e especialistas, quando serão abordadas questões relacionadas ao vazamento e contingência de petróleo e derivados, tais como impactos ambientais, plano de emergência individual, recuperação da fauna afetada, técnicas de limpeza e recuperação da área afetada, entre outras. Após o ciclo de palestras, os participantes interessados serão cadastrados para agir em conjunto com empresas especializadas na contenção de vazamentos de petróleo e seus derivados.
Formação de agentes multiplicadores
A segunda parte do Programa de Educação Ambiental está subdividida em outras duas etapas: a primeira terá o foco na formação de professores como agentes multiplicadores de conceitos de desenvolvimento sustentável para a região e na outra, o foco será a aplicação destes conceitos na formação dos alunos que, ao final dessa etapa, apresentarão trabalhos, atividades ou seminários desenvolvidos a partir do conhecimento adquirido.
Todos os participantes das palestras do Programa de Educação Ambiental receberão um certificado de participação reconhecido pela Transpetro e pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), que está colaborando na coordenação e implementação do Programa.
O próximo passo será dado pelas coordenadoras do projeto, quando farão contato com as Secretarias de Educação, para que junto com as Secretarias de Meio Ambiente, elas possam diagnosticar a situação de cada município em relação a ações planejadas ou em andamento. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)