O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou na manhã desta quinta-feira, 16, o termo de adesão ao Protocolo Município Verde, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a gestão ambiental compartilhada, envolvendo os municípios paulistas em ações para melhorias em diversos aspectos ambientais.
Além do prefeito, assinaram o termo de adesão ao Município Verde, a vereadora Luciana Machado, representando a Câmara Municipal; Cristiane Gil, secretária municipal de Meio Ambiente, como interlocutora e João Bianchi, representando a sociedade civil local.
O Município Verde credencia as cidades participantes como prioritárias na obtenção de recursos públicos do Governo do Estado e tem entre seus objetivos fortalecer e estimular ações municipais voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Dez diretivas
O Programa Município Verde estabelece dez diretivas que devem ser cumpridas para o recebimento do Certificado do Município Verde, são elas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.
Apesar de Ubatuba não ter assinado o termo de adesão na mesma data em que a maioria dos municípios assinou, por ocasião da abertura dos Jogos Regionais no município, o prefeito e a vereadora Luciana Machado já tinham oficializado a adesão de Ubatuba ao programa, em viagem a São Paulo realizada em junho, quando estiveram com o gerente executivo do projeto Município Verde, José Walter Figueiredo.
Além disso, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Ubatuba já está desenvolvendo algumas das diretivas do programa, como educação ambiental, estrutura ambiental, arborização urbana (em parceria com a Elektro), recuperação da mata ciliar, e controle da poluição (em parceria com a Conpet/Petrobras). »Apesar do desencontro de agendas, o prefeito sempre esteve preocupado em assinar este termo de adesão e seguir as diretivas nele estabelecidas. Agora vamos seguir procurando cumprir as metas e buscando parcerias para colocar em prática as dez diretivas, sendo que cinco delas já possuem projetos que as contemplam e outras estão em fase inicial, como é o caso do ConselhoAmbiental e do lixo mínimo (em parceria com a
Nestlé) ».
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, “todo o esforço necessário será feito, para que Ubatuba sirva de exemplo para outras cidades no que diz respeito ao meio ambiente”. A vereadora Luciana Machado complementa: “o projeto Município Verde vem para nos estimular ainda mais na luta pelo desenvolvimento sustentável em nosso município”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)