Cerca de 160 profissionais da rede municipal de saúde de Ubatuba, entre funcionários da Santa Casa e do Programa de Saúde de Família passaram por uma capacitação que visa humanizar cada vez mais o atendimento. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 27, no Salão de Eventos da Igreja São Francisco. Sob o comando do médico do Núcleo de Qualificação e Humanização das Ações de Saúde da DRS 17, Enrico Kanzô Tutihashi, a capacitação foi permeada de dinâmicas, dramatizações e citações de exemplos, por meio da exibição de trechos de filmes e novelas.
O objetivo das atividades foi o de sensibilizar os profissionais para fazê-los entender o conceito da palavra humanização. Segundo Enrico, a intenção do evento é fazer com que os profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher os pacientes, evitando o endurecimento das emoções. “Muitas vezes, o contato diário com a dor das pessoas acaba por fazer com que o senso da vida seja amortecido e a pessoa passe a lidar com os pacientes como se fossem máquinas que precisam de conserto”, afirmou, parafraseando Dalai Lama.
Gentileza e compreensão
Para o secretário de Saúde, Maurício de Oliveira, a intenção é despertar o afeto que existe naturalmente no ser humano, para otimizar o trabalho dentro das unidades de saúde, hospital e qualquer outro lugar onde o munícipe dependa de atendimento. “Nós queremos apenas ressaltar a importância de aplicar os conceitos de gentileza e compreensão às técnicas de eficiência exigidas no trabalho. Desta forma, poderemos acolher as pessoas que, muitas vezes, nos procuram em meio à aflição, dor e doença.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)