Marta Suplicy - Ministra do Turismo e o Prefeito de Ubatuba Eduardo César/Foto:Marcelo Pimentel
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve conversando com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, durante encontro do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), em Caçapava, na última quinta-feira, 26. O principal assunto discutido foi a possibilidade da inclusão de Ubatuba nos convênios que o Ministério do Turismo pretende desenvolver na região. »A ministra se mostrou muito disposta a incluir Ubatuba nas cidades contempladas pelos projetos do Ministério do Turismo. Acredito que esta conversa tenha sido extremamente positiva, pois abriu as portas para futuras negociações com a ministra Marta Suplicy, que foi tão atenciosa conosco», disse o prefeito.
Escolas de hotelaria e gastronomia
Entre os projetos que o Ministério do Turismo pretende implantar na região, estão três escolas que formarão jovens para o atendimento especializado ao turista. O Ministério do Turismo vai investir R$ 2,4 milhões para a implantação de projetos de profissionalização do atendimento ao turista na região; a primeira escola será implantada em Campos do Jordão e, segundo a ministra Marta Suplicy, o Litoral Norte poderá receber outro empreendimento do mesmo tipo, sendo que Ubatuba pode ser um dos municípios escolhidos.
»Para nós seria um ótimo investimento, pois, com a vinda dos cruzeiros marítimos, vamos precisar ainda mais de mão-de-obra qualificada para atender os turistas. Ubatuba é uma das mais belas cidades do litoral brasileiro e tem vocação para ser um grande pólo de turismo, mas para isso, precisamos profissionalizar cada vez mais o atendimento turístico», completou Eduardo Cesar.
Qualificando jovens para atender os turistas
Cada projeto proposto pelo Ministério de Turismo, no caso a escola técnica de hotelaria e gastronomia, custará R$ 800 mil ao governo federal e depois será mantido pela prefeitura, a ser definida, de acordo com as necessidades dos municípios da região. Segundo a ministra Marta Suplicy, a meta é qualificar jovens e dar a eles a chance de um emprego no ramo de turismo. »As escolas poderão oferecer cursos de seis meses a um ano para cargos em atividades como recepcionista, barista, arrumadeira, doceira, garçom, confeiteira e cozinheiro. O objetivo é qualificar rapidamente o jovem para conseguir um emprego», disse a ministra.
Excelência gastronômica
Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, uma iniciativa como esta da ministra Marta Suplicy traria vários benefícios para a cidade. »Uma escola de hotelaria e gastronomia seria excelente para Ubatuba, já que temos recebido cada vez mais turistas de alto nível, que demandam um atendimento especializado». O secretário de Turismo ressaltou também a questão gastronômica: »Ubatuba concentra hoje a maior diversidade e oferta gastronômica de todo o Litoral Norte em um único trecho (se referindo ao corredor turístico, que abrange a Avernida Leovigildo Dias Vieira, a Rua Guarani e a Avenida Iperoig). Já temos uma associação forte, que é a Areuba e um fortalecimento ainda maior é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Esta iniciativa do Ministério do Turismo une o útil ao agradável e faria com que Ubatuba continuasse caminhando para a excelência em gastronomia», completou Luiz Felipe. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)