A Campanha Anual de Vacinação Anti-Rábica Animal entra na sua segunda semana, de 31 de julho a 4 de agosto, com postos fixos e volantes. A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, está acontecendo em toda a extensão do município, até o próximo dia 18 de agosto. Durante a primeira semana, foram vacinados 1.105 animais, entre cães e gatos. A meta é atingir 13 mil cães e 4 mil gatos.
Devido às fortes chuvas que aconteceram na semana passada, a vacinação foi adiada em alguns bairros. São eles: Camburi, Picinguaba, Almada, Aldeia Boa Vista, Praia da Fazenda, Fazenda da Caixa e Vila Sumaré. Em breve, serão agendadas novas datas para esses bairros.
A raiva
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses.
Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Indicações
Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por adulto. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.
Confira a programação da primeira semana de vacinação. Se você mora em alguns desses bairros, não deixe de levar seu bichinho de estimação para ser vacinado. A vacina é gratuita! (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)